PERFIS

COORDENADOR GERAL

 

Claudio Chaves Beato Filho é Professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG. Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1986) e doutorado pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1992). Atualmente é Coordenador do CRISP - Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Recebeu a Comenda do Mérito Científico Nacional, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Visiting Scholar no David Rockfeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard e do Centre of Brazilian Studies, da Oxford University. Coordenador do INCT "Espaço Urbano e Gestão em Políticas Públicas de Segurança". Tem atuado principalmente nos seguintes temas: criminalidade e violência, seguranca publica, políticas públicas de segurnaça, estatísticas criminalidade e policia e análise urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência. Consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UNODC das Nações Unidas.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Titular Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: claudiobeato@crisp.ufmg.br

 


 

SUBCOORDENADORA

 

Andréa Maria Silveira possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Humanas , ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Gerente de Atenção à Saúde/Diretora Técnica do Hospital das Clínicas da UFMG e Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG onde atua na graduação médica ministrando a disciplina Saúde e Trabalho. É docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e do Programa de Pós Graduação em Sociologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: trabalho, saúde, prevenção e, violência. É líder do Grupo de Estudos de Agravos Relacionados ao Trabalho e Organização da Atenção Saúde dos Trabalhadores.

Referência no Lattes

Atuação: Professora Adjunta da Faculdade de Medicina/UFMG

E-mail para contato: andrea@crisp.ufmg.br

 


 

PROFESSORES/PESQUISADORES

 

Bráulio Figueiredo Alves da Silva possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor Adjunto do departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Membro pesquisador do INCT Espaço Urbano e Gestão da Segurança Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão urbana, segurança pública, criminalidade, violência, análise espacial de crimes, justiça juvenil, curso de vida e trajetória criminal, sistema de informação geográfica. Bolsista de Produtividade CNPq.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: braulio@crisp.ufmg.br

 

Frederico Couto Marinho possui Doutorado (2012) e Mestrado (2001) em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduação em sociologia (1996). Fez estágio de Doutorado na Universidade de Lille 1 / Clersé (França) entre 2009 e 2010 por meio do convênio Capes-Cofecub. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD / ONU) na área de políticas públicas de segurança e cidadania entre 2013 e 2014. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG) e do Laboratório de Turismo do IGC. Membro pesquisador do INCT Espaço Urbano e Gestão da Segurança Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia Desvio, Sociologia do Turismo, Análise e avaliação de Políticas Públicas, Segurança Pública, Justiça Juvenil, Trajetória de Vida.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Geografia/UFMG

E-mail para contato: frederico@crisp.ufmg.br

 

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro é Professora adjunta do Departamento de Sociologia (DSO) e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009), com estágio na University of Florida (2007/2008), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2003), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2001). Foi pesquisadora visitante da University of Groningen (2010), representante regional da Altus - Global Alliance e Coordenadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil em São Paulo (CPDOC/SP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Suas principais publicações estão relacionadas a temas como funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário; efeitos da vitimização por crime na cultura da cidadania e políticas de segurança pública.

Referência no Lattes

Atuação: Professora Adjunta Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: ludmila.ribeiro@crisp.ufmg.br

 

Marcos Oliveira Prates possui Graduação em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutor em Estatística pela University of Connecticut (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais nos programas de graduação e pós-graduação em estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Distribuições Assimétricas, Estatística Bayesiana, Estatística Espacial e Modelos Lineares Generalizados Mistos.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Estatística/UFMG

E-mail para contato: marcos.prates@crisp.ufmg.br

 

 

Valéria Cristina de Oliveira é professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM), no período entre 10/2016 e 07/2017. Possui doutorado em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da UFMG (2016), com estágio na Florida State University (2014/2015), mestrado em Sociologia (2009) e graduação em Ciências Sociais (2006), ambos pela UFMG. Possui experiência em análise quantitativa de informações, com ênfase em temas referentes à sociologia da violência e do conflito por meio de trabalhos sobre vitimização, efeitos de vizinhança e gestão da informação de segurança pública. Suas publicações estão relacionadas aos temas da vitimização; efeitos de vizinhança e medo de vitimização.

Referência no Lattes

Atuação: Professora Adjunta do Dep. de Ciências Aplicadas à Educação/FaE/UFMG

E-mail para contato: valeria@crisp.ufmg.br

 


 

COORDENADOR DE EQUIPE

 

Diogo Alves Caminhas é doutorando e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Cientista Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Coordenador de Equipe e Pesquisador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP-UFMG). Foi Professor da Universidade UNI-BH e do Curso de Especialização em Análise da Criminalidade, Violência e Segurança Pública da UNIMONTES. Foi Empreendedor Público no Escritório de Prioridades Estratégicas, do Governo do Estado de Minas Gerais, atuando, sobretudo, na concepção, implementação, monitoramento e avaliação da Política de Integração da Secretaria de Defesa Social. Sua área de pesquisa e docência é voltada para temas relacionados à sociologia, crime,polícia e avaliação de políticas públicas..

Referência no Lattes

Atuação: Doutorando em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: diogocaminhas@gmail.com

 

______________________________________________________________________________________________________

PESQUISADORES

 

Daniel Babo de Resende Carnaval é Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Capes 5) e bolsista CAPES/DS. Especialista em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC - PUC Minas). Graduado em Direito pela mesma instituição. Possui proficiência em inglês (FCE - Cambridge). Áreas de interesse: Criminologia, Sociologia, Direito Penal.

 

 

Referência no Lattes

Atuação: Mestrando em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: daniel.carnaval@crisp.ufmg.br

 

Davy Alves Caminhas é Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, PPGS/UFMG. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, PPGS/UFMG e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, CRISP-UFMG. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos temas: segurança pública, criminalidade, violência, avaliações de impacto, análise espacial de crimes e sistema de informação geográfica.

Referência no Lattes

Atuação: Doutorando em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: davy.alves@crisp.ufmg.br

 

Flora Moara Lima é Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência como Assessora de Articulação, Parceria e Participação Social na Governadoria do Estado de Minas Gerais, como Coordenadora Metodológica da Política de Integração em Segurança Pública na Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS/MG); Têm experiência como pesquisadora no Centro de Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) e no Laboratório de Pesquisa Social na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem interesse e realiza pesquisas nas áreas de Sistema de Justiça, Sociologia da Violência e Segurança Pública.

Referência no Lattes

Atuação: Mestre em Sociologia/PUC-MG

E-mail para contato: flora.lima@crisp.ufmg.br

 

Gabriela Gomes Cardoso é Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atua principalmente na área de Sociologia do Crime, com ênfase nos seguintes temas: criminalidade, segurança pública, políticas públicas, controle social, homicídios, tráfico de drogas, desorganização social.

 

Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/UFMG

E-mail para contato:gabriela.gomes@crisp.ufmg.br

 

Lívia Bastos Lages é graduada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia pela mesma Universidade, na linha de sociologia do crime, do desvio e do conflito.

 

 

 

Referências no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: lblages@gmail.com

 

Luana Hordones Chaves é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (2011), e bacharelado em Relações Internacionais (2007) pela mesma instituição. Com formação interdisciplinar e pesquisas nas áreas de Sociologia da Religião e da Cultura, Organizações Internacionais e Direitos Humanos, trabalhou sobretudo com os temas Islã e Mundo Muçulmano durante a formação acadêmica. Com experiência em pesquisa qualitativa e atividade docente, atua atualmente como pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP - UFMG).

Referência no Lattes

Atuação: Doutora em Sociologia/UFMG

E-mail para contato:luana.hordones@crisp.ufmg.br

 

Lucas Caetano Pereira de Oliveira é mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) .Entre os anos de 2012 a 2015  fez um período de mobilidade acadêmica na Universidade do Porto (2015). Possui experiência com o emprego de métodos quantitativos e qualitativos e tem interesse pelos seguintes temas: criminalidade, violência, conflito, desvio social, juventude, democracia e cidadania.

 

Referências no Lattes

Atuação: Mestrando em Sociologia/UFMG

E-mail para contato:lucas.caetano@crisp.ufmg.br

 

Rafael Lacerda Silveira Rocha é doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado na mesma instituição (2012). Possui especialização em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal pela Fundação João Pinheiro (2010), e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfases em Sociologia Urbana, Criminalidade e Segurança Pública.

 

Referência no Lattes

Atuação: Doutor em Sociologia/UFMG

E-mail para contato:rafael.rocha@crisp.ufmg.br

 

Rafaelle Lopes Souza possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Doutoranda em Sociologia pela UFMG e pesquisadora do Centro de Estudo da Criminalidade e Segurança Pública - CRISP\UFMG .

 

 

 

Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: rafaelle.lopes@crisp.ufmg.br

 

Renata Mauro Cardoso é mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. É pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), foi bolsista da Empresa Júnior de Ciências Sociais (MEIOS-2015/2016), ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência em pesquisas quantitativas e qualitativas e na temática de criminalidade.

 

 

Referências no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: renata.cardoso@crisp.ufmg.br

 

Stephanie Marques Moura Franco Belga é doutoranda em Sociologia e mestre em Enfermagem na linha de Educação em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Integrada. Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Enfermagem (NUPEPE/UFMG). Pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG). Membro do GT nacional de promoção da saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Atua nas linhas de pesquisa: Saúde Coletiva; Educação permanente em saúde; Promoção da Saúde; Promoção da cultura de paz e prevenção da violência e criminalidade.

Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: stephanie.belga@crisp.ufmg.br

 

Victor Neiva e Oliveira doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP - UFMG). Tem experiência na área de Sociologia, com interesse em teoria sociológica, sociologia do crime, sociologia da punição, sociologia urbana e sociologia das organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionamento das organizações do sistema de justiça criminal (polícia, justiça e prisões), políticas públicas de segurança e política penal.

Referências no Lattes

Atuação: Doutorando em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: victor@crisp.ufmg.br

 

Yolanda Campos Maia é pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública CRISP/UFMG. Mestrado em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Bolsista de Treinamento Técnico da FAPEMIG no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública CRISP/UFMG (2016-2017) e Bolsista de Iniciação Científica no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública CRISP/UFMG (2014-2016). Possui experiência na área de Sociologia do Crime, tem interesse e realiza pesquisas nos campos do Sistema de Justiça Criminal, violência e políticas de segurança pública.

Referências no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: yolanda@crisp.ufmg.br

 


 

ESTAGIÁRIOS

Cláudia de Morais Drumond possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2017). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Crime.

 

 

 

 

Referência no Lattes

Atuação: Graduada em Ciências Sociais/UFMG

E-mail para contato:claudia.morais@crisp.ufmg.br

 

Gabriela Costa Scarpelli de Lacerda possui ensino-médio segundo grau pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2014). Atualmente é Estagiário da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

 

Referências no Lattes

Atuação: Graduanda em Direito/UFMG

E-mail para contato: gabriela.costa@crisp.ufmg.br

 

Maria Luísa Brasil Gonçalves Ferreira Graduanda em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Foi estagiária da clínica de direitos humanos da Universidade Federal de Minas Gerais . Tem interesse nas áreas de Direito Ambiental e Direitos Humanos.

 

 

 

Referência no Lattes

Atuação: Graduanda em Direito/ Escola Superior Dom Helder Câmara

E-mail para contato: maria.brasil@crisp.ufmg.br

 

Pietra Raissa Silva atualmente cursa Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais, e é bolsista da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa da MEIOS - Empresa Júnior de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Crime.

 

 

 

Referências no Lattes

Atuação: Graduanda em Ciências Sociais/UFMG

E-mail para contato:pietra.silva@crisp.ufmg.br

 

Taís Lima da Silva é formada pela Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho, é estudante do Bacharelado-Formação Livre em Geografia, no Instituto de Geociências - UFMG.

 

 

 

 

Referências no Lattes

Atuação: Graduanda em Geografia/UFMG

E-mail para contato: tais.silva@crisp.ufmg.br

 

      


 

 

SECRETARIA

 

Daniele Viana

 

E-mail para contato:daniele@crisp.ufmg.br