PERFIS

COORDENADOR GERAL

Claudio Chaves Beato Filho é Professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG. Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1986) e doutorado pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1992). Atualmente é Coordenador do CRISP - Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Recebeu a Comenda do Mérito Científico Nacional, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Visiting Scholar no David Rockfeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard e do Centre of Brazilian Studies, da Oxford University. Coordenador do INCT "Espaço Urbano e Gestão em Políticas Públicas de Segurança". Tem atuado principalmente nos seguintes temas: criminalidade e violência, seguranca publica, políticas públicas de segurnaça, estatísticas criminalidade e policia e análise urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência. Consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UNODC das Nações Unidas.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Titular Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: claudiobeato@crisp.ufmg.br


SUBCOORDENADORA

Andréa Maria Silveira possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Humanas , ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Gerente de Atenção à Saúde/Diretora Técnica do Hospital das Clínicas da UFMG e Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG onde atua na graduação médica ministrando a disciplina Saúde e Trabalho. É docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e do Programa de Pós Graduação em Sociologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: trabalho, saúde, prevenção e, violência. É líder do Grupo de Estudos de Agravos Relacionados ao Trabalho e Organização da Atenção Saúde dos Trabalhadores.

Referência no Lattes

Atuação: Professora Associada da Faculdade de Medicina/UFMG

E-mail para contato: andrea@crisp.ufmg.br


PROFESSORES/PESQUISADORES

Bráulio Figueiredo Alves da Silva possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin (2003), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Membro pesquisador do INCT Espaço Urbano e Gestão da Segurança Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Segurança Pública, Policiamento por Evidências, Criminalidade e Gestão Urbana, Delinquência Juvenil e Justiça Criminal, Sistema de Informação Geográfica e Análise Espacial. Bolsista de Produtividade CNPq (categoria 2)

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: braulio@crisp.ufmg.br  

 

Frederico Couto Marinho é professor Adjunto do Dep. de Geografia / Instituto de Geociências / UFMG. Professor do Programa Pós-Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Dep. Medicina / UFMG. Doutor em Sociologia /UFMG com estágio de Doutorado na Universidade Lille 1 (França). Pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). Membro pesquisador do INCT Espaço Urbano e Gestão da Segurança Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia Desvio, Sociologia Urbana, Análise e avaliação de Políticas Públicas, Segurança Pública, Justiça Juvenil, Trajetória de Vida. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD / ONU) na área de políticas públicas de segurança e cidadania

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Geografia/UFMG

E-mail para contato: frederico@crisp.ufmg.br

 

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro é professora associada no Departamento de Sociologia e pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009), mestrado (2003) e graduação (2001) em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Foi pesquisadora visitante na University of Florida (2007/2008), na University of Groningen (2010) e na Texas State University (2019/2020). Suas principais publicações estão relacionadas ao funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário e políticas de segurança pública.

Referência no Lattes

Atuação: Professora Associada Dep. Sociologia/UFMG

E-mail para contato: ludmila.ribeiro@crisp.ufmg.br

 

Marcos Oliveira Prates possui Graduação em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutor em Estatística pela University of Connecticut (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais nos programas de graduação e pós-graduação em estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Distribuições Assimétricas, Estatística Bayesiana, Estatística Espacial e Modelos Lineares Generalizados Mistos.

Referência no Lattes

Atuação: Professor Adjunto Dep. Estatística/UFMG

E-mail para contato: marcos.prates@crisp.ufmg.br

 

Valéria Cristina de Oliveira é professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (NUPEDE). Realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM), no período entre 10/2016 e 07/2017. Possui doutorado em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da UFMG (2016), com estágio na Florida State University (2014/2015), mestrado em Sociologia (2009) e graduação em Ciências Sociais (2006), ambos pela instituição. Possui experiência em análise quantitativa de informações, com ênfase em temas referentes à sociologia da violência e do conflito por meio de trabalhos sobre vitimização, efeitos de vizinhança e violência em contexto escolar

Referência no Lattes

Atuação: Professora Adjunta do Dep. de Ciências Aplicadas à Educação/FaE/UFMG

E-mail para contato: valeria@crisp.ufmg.br


BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO

Luana Hordones Chaves é pós-doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Doutora em Sociologia pela UFMG, possui mestrado em Ciências Sociais e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com estudos sobre o sistema prisional, sobretudo o feminino, trata das questões de gênero e dos impactos do aprisionamento nas famílias de presos e presas.

 Referência no Lattes

Atuação: Pós-Doc, bolsista da CAPES/UFMG

E-mail para contato: luanahordones@hotmail.com

 

Thais Lemos Duarte é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA - UFRJ) e doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Coordenou e compôs diversas pesquisas sobre segurança pública e sistema de justiça criminal, assim como fez parte de organizações da sociedade civil e de órgãos de Direitos Humanos, como o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS - UFMG), bolsista do CNPq, e atua no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG).

Referência no Lattes

Atuação: Pós-Doc, bolsista do CNPq/UFMG

E-mail para contato: thais-duarte@hotmail.com


PESQUISADORES

 Angélica Pereira dos Santos é mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, violência contra a mulher, gênero, políticas públicas de enfrentamento e prevenção a criminalidade e segurança pública.

 Referência no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: angelicap.dsantos@gmail.com

 

Ariane Gontijo Lopes é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Com experiência de 10 anos na implantação e gestão da política de prevenção à criminalidade do Governo do Estado de Minas Gerais. Estuda e pesquisa o campo do sistema de justiça criminal, prisões e segurança pública. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos sobre Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG), e consultora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Conselho Nacional de Justiça no âmbito das audiências de custódia do TJMG.

Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em sociologia /UFMG

E-mail para contato: arianegontijo@yahoo.com.br

 

Daniely Roberta dos Reis Fleury é mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui especialização em Direito e processo do Trabalho pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência como advogada e como técnica social em programa de prevenção à criminalidade do Governo do Estado de Minas Gerais. Estuda e pesquisa o campo do sistema de justiça criminal, com interesse em sua relação com direitos humanos na perspectiva étnico-racial. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG) e servidora pública na Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerce a função de Diretora de Políticas de Ações Afirmativas na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG).

 Referência no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: daniely@ufmg.br

 

Gabriela Gomes Cardoso é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atua principalmente na área de Sociologia do Crime, com ênfase nos seguintes temas: criminalidade, segurança pública, políticas públicas, controle social, homicídios, tráfico de drogas, desorganização social.

Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato:gabriela.gomes@crisp.ufmg.br

 

Isabela Araújo é doutoranda em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em sociologia e bacharelado em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG). Possui experiência em pesquisas quantitativas e qualitativas e interesse na temática de sociologia das prisões, sobretudo, relacionada às questões de gênero neste contexto.

 Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/ UFScar

E-mail para contato: isabelacristina1903@gmail.com

 

Isabella Silva Matosinhos é mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Enquanto membro do Grupo de Estudos em Ciências Penais, na UFOP, participou de projetos de pesquisa na área de Criminologia, com foco nos processos de expansão do Direito Penal e no Direito Penal simbólico. No mestrado, desenvolve pesquisa na linha da Sociologia do Crime, do Desvio e do Conflito, com ênfase na politização do sistema criminal e no enfrentamento da violência contra a mulher.

 Referência no Lattes

Atuação: Mestranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: isabellasmatosinhos@gmail.com

 

Lívia Bastos Lages é graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), pós-graduada em Direito Constitucional pela UNIDERP (2018) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG (2019), na linha de sociologia do crime, do desvio e do conflito. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública CRISP UFMG, com interesse em pesquisa qualitativa e quantitativa nas áreas de sistema de justiça criminal e de direitos humanos.

 Referências no Lattes

Atuação:Mestre em sociologia, bolsista do CNPq/UFMG

E-mail para contato: lblages07@gmail.com

 

Lucas Caetano Pereira de Oliveira é Bacharel em Ciências Sociais (2016) pela UFMG e mestre em Sociologia (2020) pela mesma instituição. Trabalhou em diversos projetos de pesquisa, dentro os quais destacam-se a avaliação do programa “Escola Viva Comunidade Ativa” nas escolas estaduais de Minas Gerais (2012-2013) e o conjunto de projetos sobre o curso e as trajetórias de vida de jovens infratores (2016-2019).Possui experiência com o emprego de métodos quantitativos e qualitativos e desde 2016 atua como professor e consultor em métodos de pesquisa, sendo treinador licenciado do software ATLAS.TI.

Referência no Lattes

Atuação: Mestre em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: lucas.caetano@crisp.ufmg.br

 

Luiz Claudio de Almeida Teodoro é pós-Doutorando no Programa de Pós Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC Minas com ênfase em Ciência Política - políticas públicas, mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro com ênfase em políticas públicas graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, Políticas Públicas e Estado Prisional. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas Públicas, Trabalho e Estado Prisional - Reconectar.

 Referência no Lattes

Atuação: Residente pós-doc

E-mail para contato: luiz_teodoro@yahoo.com.br

 

Natália Martino é doutoranda em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Seguraça Pública (CRISP/ UFMG). Fez mestrado em sociologia e é graduada em comunicação social, ambos pela UFMG. Tem interesse em estudos sobre Sistema Penitenciário, em especial no que diz respeito a construção de políticas públicas e órgãos de controle da área.

 Referência no Lattes

 Atuação: Doutoranda em Ciência Política/ UFMG

E-mail para contato: natymartino@gmail.com

 

 

Nayara de Amorim Salgado é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Linha de estudos: Desvio e Criminalidade. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Linha de estudos: Desvio e Criminalidade. Orientador: Bráulio Figueiredo Alves da Silva. “Cartografias da pedra. Estudo sobre os circuitos de consumo de crack no bairro da Lagoinha, região central de Belo Horizonte (MG, Brasil)”, 2017, Graduada em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bacharel e Licenciada, 2012. 

 Referência no Lattes

Atuação: Doutoranda em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: nayaradeamorim@hotmail.com

 

Pedro Machado de Melo Romano é advogado, com graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), é especialista em Ciências Penais pela Faculdade de Direito Milton Campos (2015), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), é também doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019. Atuou na advocacia criminal, possui formação em Direitos Humanos, e participou de projetos interdisciplinares destinados à pesquisa das causas da violência nos seus múltiplos aspectos, vinculados à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Como pesquisador tem experiência em análise de dados quantitativos relacionados às prisões provisórias atinentes ao tráfico de drogas, bem como na pesquisa relativa à violência de gênero em suas múltiplas dimensões. 

 Referência no Lattes

Atuação: Doutorando em Sociologia/ UFMG

E-mail para contato: pedromeloromano@yahoo.com.br

 

Rafael Lacerda Silveira Rocha possui doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2017), com mestrado (2012) e graduação (2007) na mesma instituição, além de ter cursado especialização em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal pela Fundação João Pinheiro (2010). Atualmente é pesquisador do Instituto Sou da Paz. Suas principais publicações são na área de sociologia urbana e segurança pública, especificamente relacionadas as dinâmicas criminais.

 Referência no Lattes

Atuação: Doutor em Sociologia/UFMG

E-mail para contato:rafael.rocha@crisp.ufmg.br

 

Rafaelle Lopes Souza possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte e pesquisadora do Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública - CRISP\UFMG

Referências no Lattes

Atuação: Doutora em Sociologia/UFMG

E-mail para contato: rafaelle.lopes@crisp.ufmg.br

 

 

Roseane de Aguiar Lisboa Narciso é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Pós-graduada em Psicodrama (2002), Mestrado em Sociologia pela UFMG (2004) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais do Cefet-MG, líder do Grupo de Pesquisa Reconectar - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/383213. Atua nos seguintes temas: sentidos da prisão e do trabalho no cárcere, reinserção de egressos do sistema prisional pela via do trabalho, juventude e sua relação com o mundo do trabalho, trajetória de vida, sociologia do trabalho. Autora do livro "Juventude e Transição Escola-Trabalho: tempo do devir". Pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). Atualmente coordena o Projeto de Extensão Alvorada - Inclusão Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional, parceria firmada entre o DEPEN e o Cefet-MG.

 Referência no Lattes

Atuação: Residente pós-doc

E-mail para contato: rlisboan@gmail.com

 

Victor Neiva e Oliveira Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2013) em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009). Pesquisador (colaborador) do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - CRISP da UFMG. Tem experiência na área de Sociologia, com interesse em teoria sociológica clássica e contemporânea, sociologia da punição, sociologia das prisões e métodos qualitativos de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e criminalidade urbana, segurança pública, organizações do sistema de justiça criminal - polícias, justiça e prisões -, políticas públicas de segurança e política penal. Atualmente é Consultor em Audiência de Custódia no âmbito do Programa Justiça Presente do Conselho Nacional de Justiça - CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC.

Referência no Lattes

Atuação: Doutor em sociologia/UFMG

E-mail para contato: victorneivaeo@gmail.com

 

Vitor Bruno Gonçalves Rabelo é mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisa na linha da sociologia do crime, do desvio e conflito. Bacharel em Serviço Social, especialista em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de Assistência Social, Execução Penal, Sistema Prisional, Prevenção Social à Criminalidade e Direitos Humanos. Atualmente é profissional de Pós Graduação no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) do Tribunal de Justiça de Minas Gerai.Tem interesses nas áreas da Sociologia da Punição, Justiça Criminal, Sistema Prisional, Participação Social e Controle Social.

 Referência no Lattes

Atuação: Mestrando em sociologia/UFMG

E-mail para contato: rabelo.ufmg@gmail.com

 

Vitor Sousa Gonçalves é mestre em Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha da sociologia do crime, do desvio e do conflito, tendo desenvolvido pesquisa sobre o sistema de justiça juvenil em Minas Gerais. Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2015). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo Estado de Minas Gerais. Atualmente exerce suas atividades na Assessoria de Planejamento Institucional da Polícia Civil de Minas Gerais e é pesquisador do Centro de Estudos sobre Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase nos campos de gestão para resultados, monitoramento de políticas públicas, medidas socioeducativas e planejamento governamental.

 Referência no Lattes

Atuação: Mestre em Sociologia / UFMG

E-mail para contato: vitor.sousa.gon@gmail.com


ESTAGIÁRIOS

Ana Rita Fontes Nascimento

Graduanda em direito/UFMG

Caio Morais Sena

Graduando em ciências sociais/UFMG

Guilherme Marques Goncalves

Graduando em ciências sociais/UFMG

Isadora Vasconcellos Diniz

Graduanda em ciências sociais/UFMG

Josielli Teixeira de Paula Costa

Graduanda em pedagogia/UFMG

Laura Figueiredo Ludgero

Graduanda em psicologia/UFMG

Marco Túlio Sousa Fernandes

Graduando em ciências sociais/UFMG

Natália Marcelino Dutra

Graduanda em pedagogia/UFMG

Paula Santana Bispo

Graduanda em pedagogia/UFMG

Raquel Vieira Magalhães Queiroga

Graduanda em ciências sociais/UFMG

Sarah Paula Oliveira

Graduanda em direito/UFMG

Taís Lima da Silva

Graduanda em geografia/UFMG

Yolanda Souza Horta de Lima

Graduanda em pedagogia/UFMG


SECRETARIA

Daniele Viana

E-mail para contato:daniele@crisp.ufmg.br