O Curso de Especialização em Estudos em Criminalidade e Segurança Pública tem como público alvo servidores públicos provenientes de órgãos da Segurança Pública (Secretarias de Defesa Social e Justiça, Policias Militar e Civil, Guarda Municipal, Prefeituras) e do Sistema de Justiça Criminal (Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, etc.) com atuação no planejamento, gestão e execução de políticas públicas.
As aulas do curso são majoritariamente semipresenciais, com encontros em plataformas digitais duas vezes por semana. Às terças e quintas As aulas presenciais seriam concentradas nos sábados, o que possibilitaria aos alunos (servidores da Segurança Pública e do Sistema de Justiça Criminal) de outras cidades de Minas Gerais e estados do país se deslocar e permanecer por um período curto na UFMG. Isso é vantajoso, pois permite que um número elevado de servidores públicos concilie a formação acadêmica em criminologia com o trabalho.
Esta versão do curso foi desenvolvida por meio do projeto Erasmus-Success (clique aqui) e está concentrado na área de estudos sobre criminalidade e segurança pública, que em diversos países do mundo é chamada de criminologia. Assim, a proposta é fortalecer a formação teórica e metodológica de operadores do sistema de segurança pública e justiça criminal, de maneira que eles possam atuar numa perspectiva mais embasada em dados e ancorada efetivamente na criminologia.