Eventos

Seminário Científico: “Vidas em (Dis)curso: Narrativas de trajetórias de adolescentes autores de ato infracional”

O grupo de pesquisa "Curso de Vida e Trajetória Delinquencial" do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG) promoverá o Seminário Científico "Vidas em (Dis)curso: Narrativas de trajetórias de adolescentes autores de ato infracional", que acontecerá no dia 09 de outubro de 2019, de 08:00 às 18:00 horas, na UFMG.

As inscrições gratuitas são realizadas pela Plataforma Sympla:

Sem categoria

Chamada para iniciação científica

Prezadxs alunxs,

O CRISP selecionará um bolsista para a pesquisa sobre o impacto das audiências de custódia no fluxo de processamento do Sistema de Justiça Criminal, que será desenvolvida ao longo de 2019.Procuramos um(a) estagiário(a) criativo(a) e com disponibilidade para assistir audiências de instrução e julgamento, bem como contribuir na construção do banco de dados da pesquisa. Ou seja, as atividades da bolsa não serão realizadas apenas em nossa sede, no campus Pampulha da UFMG, mas também em outras localidades, como o Fórum de Justiça da capital.

 

Não é necessário ter experiência anterior com pesquisa. Também não é pré-requisito dominar técnicas de coleta de informação ou análise de dados qualitativos ou quantitativos. Serão organizadas algumas aulas ao longo do estágio com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos do(a) bolsista nessas searas. O regime de trabalho é de 20 horas semanais, que podem ser cumpridas nos turnos da manhã ou tarde.

 

A bolsa oferecida é parte do edital 04/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPEMIG. Isso significa que em razão da suspensão informada pela PRPq, o(a) escolhido(a) será inserido como bolsista voluntário(a) e, quando a FAPEMIG voltar a pagar as bolsas deste edital, poderá ser remunerado. Porém, o tempo de dedicação à pesquisa contará como iniciação científica, já que se trata de um programa da UFMG.

 

Se você tem interesse na temática, essa é a sua chance. Esperamos a sua candidatura até o dia 07/04/2019, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disposto a seguir. Os selecionados a partir deste formulário serão chamados para uma entrevista a partir do dia 09 de abril.

 

Dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas com a profa. Ludmila Ribeiro, no e-mail ludmila.ribeiro@crisp.ufmg.br, ou com a pesquisadora do CRISP Lívia Lages, no e-mail lblages07@gmail.com.

 

Para se inscrever no processo, clique em: https://forms.gle/Zg2VBHyiMcR5qXsaA

Chamada para iniciação científica (1)

Sem categoria

Crisp Apresenta do mês de novembro!

Vem aí o nosso último evento do ano! Para encerrarmos as atividades de 2018, o CRISP Apresenta no mês de novembro contará com a participação dos pesquisadores Diogo Caminhas e Dejesus Silva. Neste encontro serão apresentados resultados de pesquisa sobre os processos de decisão, planejamento e execução dos roubos em BH, e resultados de pesquisa sobre desvio policial na RMBH.

Contamos com a presença de todos e todas no dia 09/11 na sala 3015 da Fafich. Até lá!

Sem categoria

CRISP APRESENTA OUTUBRO

Vem aí a edição de outubro do CRISP Apresenta!

Na próxima sexta-feira, os pesquisadores Victor Neiva e Rodrigo Padrini apresentarão resultados de pesquisa sobre o trabalho de agentes penitenciários em Minas Gerais. Nosso encontro será na sala 1012 da Fafich, às 14 horas. Aguardamos vocês!

Sem categoria

CRISP APRESENTA SETEMBRO

Vem aí o CRISP Apresenta de setembro!

Nesta edição, os pesquisadores Bráulio Figueiredo, Frederico Couto e Lucas Caetano nos apresentarão resultados de pesquisas sobre trajetórias de jovens infratores. Imperdível! Nosso evento será no dia 21/09 no terceiro andar da FAFICH (a sala da pós graduação de Sociologia) e, como sempre, haverá certificado de participação mediante assinatura da lista de presença.

Sem categoria

Seminário Políticas Públicas de Segurança: Como a gestão por evidências pode reduzir a criminalidade?

Na próxima semana, acontecerá o seminário que estamos organizando com a Fundação João Pinheiro, que tem por objetivo discutir, em dois dias de evento, as políticas públicas de segurança que tiveram lugar no estado de Minas Gerais nos últimos quinze anos.  Os palestrantes convidados vão apresentar evidências sobre o que funciona e não funciona em termos de iniciativas que podem contribuir para a redução da criminalidade, bem como desmistificar mitos e a influência de elementos políticos na condução de ações governamentais.

Sem categoria

CRISP APRESENTA: CULTURA DESVIANTE

Para abrir o nosso segundo semestre, vem aí a edição de agosto do CRISP Apresenta!

Nosso próximo encontro será no dia 10/08, no Auditório Luiz Bicalho na FAFICH às 14 horas. Teremos, neste mês, a participação da professora Valéria Oliveira, do pesquisador Daniel Carnaval, e da pesquisadora Flávia Soares, que nos apresentarão resultados de pesquisas em prisões da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e de pesquisas com torcidas da capital mineira. Tatuagens de cadeia, pavilhão dos ex servidores públicos e torcidas organizadas serão os temas do nosso evento.

Aguardamos vocês!


Sem categoria

CRISP APRESENTA: Egressos e monitoramento eletrônico: mecanismos de controle do estado penal

Para encerrarmos com chave de ouro as atividades do semestre, vem aí a próxima edição do CRISP Apresenta!

Neste mês de julho, a professora Andréa Silveira e a pesquisadora Rafaelle Souza nos apresentarão resultados de pesquisa na palestra "Egressos e monitoramento eletrônico: mecanismos de controle do estado penal". Nosso encontro será no dia 13/07 às 14 horas na sala 1012 da FAFICH.
E desta vez, com uma novidade: haverá transmissão ao vivo da palestra, e o link será compartilhado na nossa página do Facebook.

Fiquem atentos! E até breve!

Sem categoria

CRISP APRESENTA: Gestão da violência pelo crime

Querid@s amig@s do CRISP, a quarta edição do CRISP Apresenta está chegando!
E neste mês teremos a participação dos pesquisadores Rafael Rocha, Vinícius Couto, e Victor Oliveira que nos apresentarão os resultados de suas pesquisas recentes sobre homicídios em periferias, milícias e a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas prisões da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nosso encontro será no dia 15 de junho, às 14h, na sala 1012 da FAFICH. 
Aguardamos vocês!

Sem categoria

CRISP APRESENTA: Sistema de justiça criminal como fonte de pesquisa nas ciências sociais

Queridos amigos e amigas,

É com imenso prazer que convidamos a todos para o nosso próximo Crisp Apresenta, que será realizado às 14h do dia 11 de maio de 2018 (sexta-feira), na sala B504 no CAD 2.

Nossos convidados serão as pesquisadoras Flora Moara Lima, Lívia Lages e Juliana Neves.

Serão fornecidos certificados de participação, mediante assinatura da lista de presença.

Contamos com a presença de todos.

Sem categoria

Pesquisador do Crisp e Jurista debatem segurança pública em programa da TV UFMG

Confira a participação dos Professores da UFMG, Bráulio Figueiredo (Departamento de Sociologia) e do Professor Fernando Galvão (Faculdade de Direito), no programa Dois Pontos. Intervenção no Rio de Janeiro e criminalidade em ascensão são os assuntos que pontuam as discussões.

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/seguranca-publica-e-o-tema-do-mes-no-programa-dois-pontos-da-tv-ufmg

Sem categoria

CRISP APRESENTA: Trabalho escravo e violência: interfaces de uma agenda de pesquisa

 

Queridos amigos e amigas,

É com imenso prazer que convidamos a todos para o nosso próximo Crisp Apresenta, que será realizado às 14h do dia 27 de abril de 2018 (sexta-feira), na sala B310 no CAD 2.

Nossos convidados serão o prof. Dr. Braúlio Silva e a mestranda Yolanda Maia, ambos pesquisadores do CRISP.

Serão fornecidos certificados de participação, mediante assinatura da lista de presença.

Contamos com a presença de todos.

Sem categoria

CRISP APRESENTA: ENCARCERAMENTO FEMININO

O primeiro encontro do CRISP Apresenta tem como tema o encarceramento feminino.

As pesquisadoras Isabela Araújo, Luana Hordones, Natália Martino e Thaís Lemos apresentarão, com abordagens diversas, resultados de pesquisas recentes sobre o aprisionamento de mulheres.

O evento será no dia 16 de março, às 14 horas na sala 1012 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Todos os participantes terão certificados, mediante assinatura da lista de presença.

Aguardamos vocês!