CRISP

    Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Departamento de Sociologia, vem pesquisando e formando especialistas na área de criminalidade e segurança pública desde a década de 1980. A história da UFMG nesse campo se mistura e se confunde com a história do conhecimento científico sobre criminalidade, violência e estudo das organizações policiais. O Centro de Estudos de Criminologia e Segurança Pública (CRISP) não apenas se destaca pelo pioneirismo, mas também pela quantidade e qualidade dos trabalhos desenvolvidos, tornando-se uma referência nacional na análise e no desenvolvimento de iniciativas voltadas para o estudo da violência e da criminalidade no Brasil.

    O CRISP/UFMG é herdeiro de uma tradição de mais de trinta anos de estudos sobre violência e criminalidade no Departamento de Sociologia da UFMG. Fundado em 1996, é composto por pesquisadores da UFMG e especialistas internos e externos com diferentes formações, incluindo sociologia, estatística, ciência da computação, administração, direito, economia, filosofia, pedagogia, engenharia de produção, medicina preventiva e saúde pública. Além disso, o CRISP/UFMG conta com alunos de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores doutores. Seus principais objetivos são: (i) produzir conhecimento acadêmico sobre os problemas da violência e da criminalidade; (ii) auxiliar na formulação, implementação e avaliação de políticas de segurança pública em Minas Gerais e no Brasil. Nossos objetivos são: (i) produzir conhecimento acadêmico sobre os problemas da violência e da criminalidade; (ii) auxiliar na formulação, implementação e avaliação de políticas de Segurança Pública em Minas Gerais e no Brasil.

    O CRISP/UFMG já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais voltados para o entendimento das dinâmicas criminais, o funcionamento das organizações policiais e a estruturação de programas de gestão, monitoramento e avaliação de intervenções para a redução da violência. Dentro desse escopo, o CRISP/UFMG desenvolveu duas políticas públicas bem-sucedidas que estão em andamento no estado de Minas Gerais. São elas: (i) o programa Fica Vivo!, um programa de prevenção de homicídios entre jovens que começou como um projeto piloto e se tornou um programa estadual em 2003, responsável por evitar a morte de inúmeros jovens em diferentes municípios mineiros, sendo premiado em vários concursos de boas práticas de gestão governamental; (ii) o IGESP, uma das primeiras estratégias de gestão de resultados na segurança pública, com foco específico no monitoramento de homicídios para avaliar a efetividade das intervenções policiais nesse fenômeno, sendo até hoje referência para estados que desejam desenvolver políticas semelhantes.

    Na última década, além de possuir ampla experiência na proposição de projetos e programas relacionados à segurança pública e prevenção da criminalidade, o CRISP tem liderado diversas pesquisas sobre o Sistema de Justiça Criminal, abordando a questão complexa do encarceramento no Brasil. Também vale destacar os projetos desenvolvidos pelo CRISP/UFMG na compreensão da trajetória de vida de adolescentes autores de atos infracionais e como as medidas socioeducativas podem interromper e transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade.

    Para saber mais

    Clique aqui para acessar às informações sobre a Linha de Pesquisa Sociologia do Crime, do Desvio e do Conflito

Newsletter

Deixe seu e-mail e enviamos notícias para você.